3 dicas para economizar energia. e ter um dinheiro extra no final do mês.

3 dicas para economizar energia Devido aos graves problemas ambientais causados ​​pela irresponsabilidade humana, o consumo consciente é, sem dúvida, um dos temas mais discutidos na atualidade. Nesse sentido, estão sendo desenvolvidos recursos sustentáveis ​​cada vez mais eficientes, que, além de proteger o meio ambiente, também ajudam a economizar energia no verão.

Porque a estação mais quente do ano contribui para um aumento significativo de consumo de energia. Esta ação tem consequências negativas para o meio ambiente e sua carteira. Por isso, é importante saber economizar energia no verão para controlar os gastos e principalmente reduzir o impacto na natureza.

Anuncios

3 dicas para economizar energia

Por isso neste artigo vamos, além de mencionar, a importância do consumo consciente show Três dicas básicas para economizar energia no verão. Continue lendo!

Qual a importância do uso consciente de energia?
Apesar das frequentes discussões sobre os benefícios dos hábitos sustentáveis, muitas pessoas ainda não se atentam à real importância de minimizar o desperdício. Isso acontece porque muitos deles desconhecem os efeitos do alto consumo de energia.

3 dicas para economizar energia

Finalmente, a geração de energia elétrica requer várias etapas, uma delas é a construção de usinas hidrelétricas. Embora sejam considerados uma fonte limpa de energia, ainda contribuem para a degradação ambiental.

Anuncios

Para se ter uma ideia, a construção de usinas hidrelétricas não significa apenas desperdiçar água, mas também destruir fauna e flora, alterar o curso dos rios e, em alguns casos, retirar comunidades.

3 dicas para economizar energia

1. Cuidado com o uso excessivo de eletrodomésticos
Sabemos que alguns eletrodomésticos precisam ser deixados ligados todos os dias. No entanto, existem configurações que, embora simples, fazem toda a diferença na economia de custos no final do mês, como:

Desligar o chuveiro: Sem dúvida, o chuveiro é o principal culpado da eletricidade consumo. Portanto, deixe-o desligado enquanto se ensaboa, prefira usá-lo com a chave na opção desligado no verão;
Passar roupa apenas uma vez: o ferro precisa de tempo para aquecer; Portanto, repetir esse processo várias vezes ao dia aumenta o consumo de energia.

3 dicas para economizar energia

Desta forma é ideal para passar todas as peças de uma só vez;
Desativar a função standby: Embora seja considerado um exercício simples, desligar a função standby de aparelhos como televisores e micro-ondas consome energia.

Isso ocorre porque deixar alguns componentes internos ligados desnecessariamente os mantém funcionando. No caso do computador, desligue o aparelho se não for utilizado por mais de 2 horas; e o monitor, a partir de 15 minutos.

3 dicas para economizar energia

Não fique abrindo e fechando o refrigerador: Evite abrir e fechar o refrigerador com frequência, pois isso não só danificará a borracha de abertura, mas também permitirá a entrada de ar quente e danificará o aparelho para manter resfriamento. Portanto, ao comer fora, leve tudo o que precisar; inteiras do local.

Isso do jeito que você pode Além de evitar impactos ambientais negativos, você pode economizar até 40% na conta de luz por meio do consumo consciente. Tudo isso através de práticas simples, mas que fazem a diferença.

3 dicas para economizar energia

Como economizar energia no verão?
No verão, o uso constante de eletrodomésticos, como ar condicionado, leva a um aumento no consumo de energia elétrica. No entanto, existem algumas práticas que podem ser aplicadas para garantir mais economia sem abrir mão do conforto e bem-estar na estação mais quente.

Por isso separamos três dicas básicas que ajudarão você a economizar energia no verão. Dinheiro!

Use a máquina de lavar cheia: Para evitar o desperdício de água e energia, é recomendável coletar uma quantidade maior de roupa suja para que você possa aproveitar melhor a lavagem.

3 dicas para economizar energia

2. Substitua o ar condicionado pelo ventilador
Devido ao calor, o uso do ar condicionado é muito alto nesta época do ano. Portanto, para economizar energia, é ideal substituir este aparelho por ventiladores.

Se você gosta de um ambiente mais fresco, pode diminuir a temperatura ambiente com a ajuda de um ar condicionado e depois usar o ventilador para manter a temperatura ambiente. clima confortável. Outra opção é a ventilação natural, que além de ser mais saudável (já que os aparelhos acumulam poeira e danificam as vias respiratórias quando ligados), também reduz o consumo de energia.

3 dicas para economizar energia

3. Aproveitamento da luz natural
Além da ventilação natural, há também a possibilidade de utilizar a luz natural durante o dia. Por isso, é importante manter sempre as janelas e cortinas abertas para evitar o uso de lâmpadas e manter o ambiente iluminado. Além disso, não use paredes e janelas de vidro preto, pois elas escurecem a sala.

Nos casos em que as lâmpadas são realmente necessárias, o ideal é substituir as lâmpadas incandescentes por fluorescentes, devido ao menor consumo de energia. No entanto, as lâmpadas LED são atualmente consideradas a melhor opção, pois são mais econômicas e oferecem maior vida útil em comparação com outras.

3 dicas para economizar energia

Uma solução muito eficiente e econômica é usar energia solar. Isso porque os painéis fotovoltaicos são alimentados por radiação solar, que ocorre durante todo o ano no Brasil. No entanto, este sistema é mais utilizado no verão, tornando-se uma alternativa totalmente segura e sustentável.

Por que usar energia solar?
Além de reduzir sua conta de luz em até 95%, a energia solar pode fazê-lo durante todo o ano, tornando esta alternativa um ótimo investimento. No entanto, devido a alguns fatores, o verão é considerado a melhor época do ano para aproveitar ao máximo esse sistema. Entenda o porquê!

3 dicas para economizar energia

Melhor aproveitamento da radiação solar
Graças à maior radiação solar no verão é possível aproveitar ao máximo este recurso. Para se ter uma ideia, dependendo da capacidade de produção de energia do sistema instalado, é produzido um excedente de eletricidade, que é convertido em créditos de energia que podem ser utilizados por 5 anos.

Maior Controle de Consumo
Um dos custos fixos que mais pesa no orçamento mensal de residências e empresas é a conta de luz, pois as constantes mudanças nos valores tarifários afetam o controle de custos.

3 dicas para economizar energia

Por outro Ao utilizar a energia solar, será mais fácil controlar a produção e o consumo de energia, pois é possível conectar o inversor fotovoltaico à Internet, monitorar a produção de energia em tempo real via smartphone ou tablet e ver onde ocorre o consumo excessivo de energia .

A partir desta informação é possível perceber que para economizar energia no verão basta adotar hábitos simples que fazem a diferença tanto para o bolso quanto para o meio ambiente. Ou seja, com essas dicas você vai garantir uma temporada mais tranquila, mais sustentável e mais econômica.

 

Veja mais artigos como esse:

 

You May Also Like