Auxílio-doença saiba se você tem direito?

Auxílio-doença saiba se você tem direito ao benefício Para ter direito ao benefício você deve ser segurado, ou seja, contribuir para o INSS

Auxílio-doença, que passou a ser chamado de auxílio-doença incapacidade temporária para o trabalho, destinado aos segurados que por qualquer motivo tiveram de deixar temporariamente de trabalhar. É um dos benefícios mais solicitados e também um dos mais rejeitados pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).

Anuncios

Auxílio-doença saiba se você tem direito

Para ter direito ao benefício é preciso estar segurado, ou seja, fazer uma contribuição ao INSS. São elegíveis os empregados com carteira assinada ou com contribuições facultativas.

Caso o empregado deixe de pagar o INSS, ele ainda manterá o INSS por algum tempo (em alguns casos por 3 anos ou mais). propriedade do segurado em 45 dias). Nesse caso, mesmo se você deixar de receber ou perder o emprego, ainda poderá solicitar o auxílio-doença por um período de tempo.

Auxílio-doença saiba se você tem direito

Você deve completar um período de carência de 12 meses de contribuição para ter direito ao benefício. Este período de carência não se aplica em caso de acidentes, doenças relacionadas ao trabalho ou doenças graves previstas em lei (câncer, HIV, tuberculose, etc.).

Anuncios

Se o trabalhador perder a condição de segurado por não ter feito nenhuma contribuição há algum tempo, após retornar ao segurado ele pode retornar à condição de segurado, após 6 contribuições ele pode receber benefícios novamente.

Auxílio-doença saiba se você tem direito

Invalidez temporária para o trabalho se o trabalhador estiver impossibilitado de trabalhar por doença ou acidente, ele poderá ter direito ao auxílio-doença após exame médico.

O exame médico exige a apresentação de documentos legíveis, como atestados, exames e laudos.*100005 *
Tem direito ao auxílio-doença, mesmo que não tenha contribuído para o INSS, o trabalhador rural que exerça atividades individualmente ou em regime de economia familiar e ganhe a vida e a de sua família com a atividade.
Condições para ter direito aos benefícios.

Auxílio-doença saiba se você tem direito

O empregado que estiver incapacitado para o trabalho por mais de 15 dias, esteja segurado e tenha mais de 12 meses de incapacidade é a contribuição para o INSS.

Dos mares dependentes do cumprimento do período de carência
Ambos os art. 151 da Lei 8.213/91 e Anexo XLV da Instrução Normativa do INSS nº 77 asseguram o recebimento de auxílio-doença e pensão por invalidez para portadores das seguintes doenças:

Tuberculose Ativa

Lepra

Alienação Mental

Esclerose Múltipla

Doença Hepática Grave

Malignidade

Cegueira
Paralisia irreversível e incapacitante

Auxílio-doença saiba se você tem direito

Doença cardíaca grave

Doença de Parkinson

Espondiloartrose anquilosante

Nefropatia grave

Doença de Pagets avançada doença (Osteíte deformante)

Síndrome da Imunodeficiência Adquirida (AIDS)

Contaminação por radiação com base na conclusão da residência

 

Veja mais artigos como esse:

You May Also Like