Beneficiários do BPC são cadastrados no CadÚnico. Saiba como se inscrever

A maioria dos beneficiários do BPC são cadastrados no CadÚnico. VEJA como se inscrever

98% dos idosos e pessoas com deficiência abrangidos pelo Benefício de Prestação Continuada (BPC) estão inscritos no CadÚnico

Anuncios

Segundo o Ministério da Cidadania, 98% dos idosos e pessoas com deficiência beneficiários do Benefício de Prestação Continuada (BPC) estão cadastrados no Cadastro Único de Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico).

Segundo o ministério, graças ao esforço conjunto do governo federal e das prefeituras, o incentivo pessoas e pessoas com deficiência atualizarem seus cadastros, a regularização foi possível. A modernização dos processos cadastrais, que eliminou a necessidade de atendimento presencial, também levou ao aumento dos cadastros.

Índice

Rede Cadastro Único e Sistema Único de Atendimento estão atualmente realizar a atualização cadastral do Social (Suas) nos estados, municípios e distrito federal em cooperação com a Secretaria da Cidadania.

Anuncios

Outra mudança que incentivou a regularização cadastral foi se o requerente ou beneficiário do BPC não possui família Eles também não podem se cadastrar, um representante legal pode inserir seus dados no CadÚnico.

Aplicativo CadÚnico

Em março deste ano, foi lançado o aplicativo CadÚnico (disponível para Android e iOS), que facilita o processo de cadastro. A ferramenta permite que o usuário faça o pré-cadastro e atualize o cadastro confirmando os dados se as informações enviadas no cadastro ou na última atualização do cadastro não foram alteradas.

Outras funcionalidades do aplicativo:

Georreferenciado, com pontos de atendimento mais próximos;
Visão geral do atendimento;
Notificações;
Assistentes virtuais;
Consulta dados como número de identificação social (NIS), código de família, situação cadastral, data da última atualização e prazo para nova atualização cadastral;
Exibição dos dados do domicílio e da família e identificação do responsável pelo núcleo familiar e demais membros.
Como me cadastro no CadÚnico?
A prefeitura visita regularmente o lares de famílias de baixa renda para se cadastrar. No entanto, a família que se enquadra no CadÚnico e ainda não está cadastrada pode procurar o Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) de sua cidade e solicitar o cadastramento.

Cadastre-se no CadÚnico agiliza o processo de obtenção do BPC, pois facilita a comprovação com baixa renda.

Beneficiários do BPC são cadastrados
Beneficiários do BPC são cadastrados
FONTE GOOGLE

BPC

O BPC está previsto na Lei Orgânica da Assistência Social (LOAS) e garante um salário mínimo mensal (R$ 1.212,00) aos idosos acima de 65 anos de idade, que é fixado pelo Estado é pago pelo Instituto do Seguro Social (INSS). Além disso, também inclui pessoas com deficiência de qualquer idade com deficiências permanentes (pelo menos 2 anos) que impossibilitem o trabalho.

You May Also Like