Benefício de 1.212 reais para crianças e jovens; Veja Como Recebe!

Benefício de 1.212 reais para crianças e jovens; Veja Como Recebe

Crianças e jovens podem receber uma bolsa de R$ 1.212 do governo federal por meio do Benefício de Prestação Continuada (BPC). Para receber o benefício, alguns critérios estabelecidos pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) devem ser atendidos.

Anuncios

Em resumo, o benefício é concedido a crianças e jovens com qualquer tipo de deficiência. Além disso, idosos de baixa renda com 65 anos ou mais também podem receber benefícios equivalentes a um salário mínimo.

Você tem que contribuir para o INSS para obter o BPC?

Não, o cidadão não precisa ter contribuído para a previdência social. Isso porque o benefício é solidário e libera apenas um valor igual ao mínimo nacional vigente (R$ 1.212 em 2022).

É importante observar, porém, que os beneficiários do BPC não são elegíveis no dia 13. salário do INSS, bem como dos pensionistas e pensionistas do município. Também não deixa pensão por morte para os herdeiros e sobreviventes dos titulares.

Anuncios

Quem pode receber o benefício?

Para acessar o benefício, é necessário:

ter mais de 65 anos; ou
tem deficiência (pode ser considerada qualquer idade);
não recebe outros benefícios, como seguro-desemprego;
tem cidadania brasileira;
inscrição no CadÚnico (Cadastro Único de Programas Sociais Federais ).
Evidência de que você não pode participar de atividades de natureza mental, física, mental e sensorial (deficiência visual, auditiva) há pelo menos 2 anos.

Como solicitar o benefício?

Para a aprovação deste benefício aconselha-se o interessado a procurar aconselhamento de um profissional do direito previdenciário. A concessão do BPC é baseada em exames de avaliação, que muitas vezes não são levados em consideração pelo INSS.

Confira os documentos necessários para solicitar o benefício:RG;
CPF;
Documentos de familiares;
Atestados e exames médicos que comprovem a existência da deficiência;
Recibos de despesas com medicamentos e qualquer tratamento médico.
Residência De acordo com essas observações, poderá ser necessário agendar atendimento no INSS por um dos seguintes canais do INSS:

Através do site Meu INSS;

Aplicativo Meu INSS, disponível para celulares Android e iOS;  Através da central do INSS 135.
Através da plataforma do INSS é possível solicitar o BPC, onde será agendado um exame médico, avaliação de todos os papéis da criança e avaliação com assistente social. chamada perícia médica.

 

Veja mais artigos como esse sobre Benefício de 1.212 reais

You May Also Like