como evitar fraudes no cartão.

Pague por contato: saiba como evitar fraudes
Saiba como evitar fraudes no cartão. O pagamento por contato, geralmente chamado de pagamentos sem contato, tornou-se uma opção conveniente. Além disso, oferece mais comodidade, pois não é necessário usar senha ao fazer uma compra.

Essa forma de pagamento aumentou ainda mais nos últimos anos. No entanto, à medida que aumenta o número de pessoas pagando por abordagem, aumentam também as dúvidas.

Anuncios

O que você precisa saber é que não só precisa praticar mais, mas também estar atento e tomar alguns cuidados , para manter seu cartão seguro.

como evitar fraudes no cartão.

Assim, observe atentamente como se proteger contra fraudes e as precauções que você deve tomar ao usar seu cartão. Confira o que vem a seguir!

Entenda como funciona o sistema de pagamento sem contato
Com o pagamento sem contato, você pode concluir suas compras sem precisar inserir seu cartão em uma máquina ou digitar um código.

Anuncios

Os cartões sem contato são equipados com tecnologia NFC (Near Field Communication). Ou seja, os cartões que utilizam essa tecnologia possuem um chip que funciona por meio de ondas eletromagnéticas. O cartão sem contato pode funcionar a uma distância de 2 a 4 centímetros, com uma distância máxima de 10 centímetros.

como evitar fraudes no cartão.

Dito de outra forma, ao contrário dos cartões a que estamos habituados, não precisa de fazer mais nada para finalizar a sua compra a não ser aproximar seu cartão da maquininha.

É seguro usar o método de pagamento aproximado?
Mas, como o cartão não precisa ser inserido em uma máquina ou digitalizado para concluir uma transação, esse tipo de tecnologia é seguro?

Você deve considerar se vale a pena ou não ingressar nessa categoria de pagamento. Em comparação com o dinheiro físico, pode ser muito mais seguro. Afinal, dinheiro de qualquer forma pode ser roubado ou perdido.

como evitar fraudes no cartão.

No entanto, há outros fatores a serem considerados para determinar se um pagamento sem contato é seguro.

Por exemplo, um pequeno limite está disponível para pagamentos sem contato, mesmo que alguém esteja usando seu cartão. Se usado de forma inadequada, você não poderá usar todo o dinheiro disponível.

Além disso, no momento da transação, é gerado algum tipo de criptografia que protege tanto os dados do usuário quanto os dados do cartão, evitando proteger o cartão contra clonagem
< br>No entanto, apesar de certas medidas de segurança específicas do cartão, você deve seguir outras diretrizes de segurança.

Como um cartão sem contato pode protegê-lo contra fraudes? Como qualquer outro cartão , que exige diligência, cartão que permite pagamento por contato.

como evitar fraudes no cartão.

Confira essas dicas para deixar seu cartão ainda mais seguro:

Verifique o valor da compra antes de confirmar a transação
Esta dica vale para qualquer tipo de cartão de crédito; Por fim, após inserir seu cartão na máquina, sua compra será finalizada. Além disso, é comum as pessoas ignorarem esse detalhe.

Ativar notificações no aplicativo
Se possível, configure notificações em seu aplicativo para cada compra feita com seu cartão. Isso permite que você saiba sobre cada transação que você faz.

Mantenha seu cartão em um lugar seguro
Esta dica é especialmente útil se você estiver em uma área movimentada. Evite deixar o cartão no bolso ou em outro local de fácil acesso.

como evitar fraudes no cartão.

Remover opção de pagamento sem contato
Verifique se seu aplicativo bancário oferece a opção de ativar ou desativar pagamentos sem contato. Se esta opção estiver disponível, tente não deixá-la ativada, a menos que você precise usar seu cartão.

Bloqueie seu cartão em caso de roubo ou perda
Em caso de perda ou roubo, você deve agir rapidamente para bloquear seu cartão pelo aplicativo ou entrando em contato com sua instituição financeira. Dessa forma, eles não poderão usar seu cartão.

É possível desativar esse recurso no meu cartão?
É possível desativar o pagamento por aproximação em determinados cartões usando o próprio aplicativo do banco. No entanto, em outros casos, a tecnologia de aproximação é armazenada no próprio cartão e não pode ser desabilitada.

como evitar fraudes no cartão.

Quando seu cartão tem a opção de desativar o pagamento por aproximação, normalmente você pode fazê-lo pelo aplicativo do banco ou pelo Internet Banking. No entanto, se necessário, você pode se conectar ao seu banco.

Como funciona o pagamento por proximidade móvel?
Alguns bancos e provedores de serviços disponibilizam esse recurso quando você se aproxima do telefone ou do relógio do dispositivo. Não é necessário o uso de cartão plástico neste caso.

Para realizar compras pelo celular, você deve primeiro cadastrar seu cartão em uma das plataformas de pagamento disponíveis no app e nas lojas mobile. Mas certifique-se de que seu cartão seja aceito nas plataformas.

O que fazer em caso de fraude?

como evitar fraudes no cartão.

Se você seguiu todas as dicas de segurança listadas acima, ainda é vítima de cartão sem contato fraude, você precisa saber o que fazer quando vir uma compra desconhecida.

A primeira coisa que você deve fazer é bloquear seu cartão imediatamente pelo aplicativo, banco online ou sua instituição financeira. Após isso, entre em contato com o seu banco via chat, telefone ou uma agência, se houver, para informar sobre a situação.

O banco tomará as medidas necessárias para responder ao incidente e seu Cartão será bloqueado fazendo novas transações impossíveis.

como evitar fraudes no cartão.

Mas lembre-se que, como qualquer outro cartão de débito/crédito, o pagamento à vista exige cautela. Portanto, se você tomar as precauções de segurança recomendadas, não precisa se preocupar. Além disso, essa nova tecnologia tem o potencial de simplificar bastante o dia a dia e deve ser utilizada.

Gostou das dicas para pagamento por contato? Esperamos que este artigo tenha ajudado você a entender melhor essa nova tecnologia e medidas de segurança!

 

Veja mais artigos como esse:

 

You May Also Like