Conheça os prós e contras do vale FIES

Conheça os prós e contras do vale FIES
A cada ano fica mais difícil ingressar em uma universidade e uma das formas de ingressar no ensino superior é o FIES. Você vê!

É um fato que muitas pessoas querem ir para a faculdade. Existem alguns métodos que facilitam o acesso do estudante à universidade, um deles é o Fundo de Financiamento Estudantil (FIES). Mas vale a pena ir para o FIES? Confira os prós e contras abaixo.

Anuncios

O que é o FIES?

O FIES é um programa de financiamento universitário desenvolvido para ajudar os alunos a cursar o ensino superior em universidades privadas. O objetivo é dar acesso a mais brasileiros ao ensino superior.

Para se candidatar ao FIES, é necessário fazer o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) e obter nota mínima de 450 pontos na prova e não redação zeros.

Como funciona o FIES?

As inscrições para o FIES estão abertas antes do início de cada ano letivo. Os alunos que escolhem este método devem solicitar um acordo de financiamento.

Anuncios

Aqueles que passam durante a graduação recebem bolsas do governo federal para pagar as mensalidades ao longo de seus estudos. Qualquer pessoa pode solicitar uma bolsa de 10% a 100% do valor do curso. No entanto, esse valor deve ser de até R$ 7.000,00 por mês – limite estabelecido pelo Ministério da Educação (MEC) em 2018.

O pagamento do FIES é dividido em duas fases. A primeira é durante a faculdade, quando o aluno paga valores acordados e seguro de vida obrigatório. Ao final do curso, a pessoa passa a pagar valores maiores e caso tenha uma fonte de renda fixa, o valor é retirado automaticamente da conta bancária.

Contratando o FIES

Na contratação do FIES, você pode – se escolher entre duas opções, o FIES padrão e o P-FIES.

FIES: Destinado a pessoas com renda familiar de até três salários mínimos. Essa opção é sem juros e o aluno paga de acordo com sua renda mensal.
P-FIES: Opção para quem tem renda familiar de três a cinco salários mínimos mensais. Quem optar por fazê-lo deve procurar nos bancos privados o financiamento mais adequado às suas necessidades.

Vantagens

Existem fatores realmente benéficos na utilização do FIES. Veja quais são os mais importantes.

Financiamento até 100% do estudo;
juros baixos;
Pagamento de acordo com a renda.
Desvantagens
Assim como existem fatores positivos, também existem aspectos que precisam ser considerados antes da contratação do serviço.

Conheça os prós e contras
Conheça os prós e contras
fonte google

Confira as principais desvantagens.

Só podem participar pessoas de baixa renda;
O sistema de financiamento é complexo e burocrático;
Não há carência. Um valor deve ser pago todos os meses de acordo com sua renda, independentemente de estar empregado ou não. Isso pode resultar em muitos terminando com o nome sujo.

You May Also Like