Eletrobras vai baratear a conta de luz? Entenda o que mudacom uma possível privatização.

A privatização da Eletrobras vai baratear a conta de luz? Experimente
A renda da venda da Eletrobras irá para um fundo que barateará as contas de energia elétrica

Os consumidores de eletricidade no Brasil sentirão os efeitos de longo prazo da privatização da Eletrobras, já que o Die from a venda da empresa Os recursos arrecadados irão para um fundo que barateará a conta de luz.

Anuncios

O dinheiro da capitalização, que diluiu a participação do governo federal na empresa, será usado pela Eletrobras para pagar o contrato as renovações das usinas hidrelétricas, atualmente em regime de faturamento, sejam operadas.

Redução das tarifas de energia elétrica

Assim, prevê-se um pagamento fixo pela energia a preço de custo. Esses sistemas são colocados em operação a preços de mercado. Para reduzir o impacto nas contas de energia elétrica, a Eletrobras vai injetar recursos em um fundo do setor elétrico por dez anos.

Esse fundo, denominado Conta de Desenvolvimento Energético (CDE), está sendo financiado atualmente com recursos da conta de luz. Por isso, outra fonte de renda reduz a pressão sobre as tarifas.

Anuncios

Somente neste ano, o CDE receberá R$ 5 bilhões e serão disponibilizados um total de R$ 32 bilhões. Portanto, esse valor ajudará o governo a conter os aumentos nas contas de serviços públicos. Por exemplo, a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) adiou duas vezes o aumento das contas da Cemigs (de Minas Gerais) em antecipação à privatização da Eletrobras.

Eletrobras vai baratear a conta de luz
Eletrobras vai baratear a conta de luz
FONTE GOOGLE

Risco hidrológico

Atualmente, os consumidores também estão pagando pelo risco hidrológico (o risco de escassez). Água para produção de energia) das plantas mencionadas. Com a mudança de contrato, esse risco é transferido para a empresa.

Segundo o Departamento de Minas e Energia, haverá um impacto positivo de 2,43% na conta de energia elétrica em 2022 devido aos repasses para a CDE .

A obrigatoriedade foi incluída no mesmo parágrafo do alvará de venda da Eletrobras, impedindo o veto e dificultando alterações legislativas.

You May Also Like