Inep publica edital com regras para prova impressa e digital do Enem 2022; veja detalhes

Uma das novidades do Enem 2022 está a opção de usar o nome social. As inscrições serão abertas em 10 de maio;

Prazos e Regras de Revisão As provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) só serão realizadas no final do ano, mas a divulgação pública das regras, políticas, procedimentos e prazos já podem ser revistos.

Anuncios

A publicação foi feita nesta sexta-feira (29) pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais, Anísio Teixeira (Inep), no Diário Oficial da União.

Novidades da edição do Enem 2022

Está a possibilidade de os candidatos se inscreverem com o nome social.

O Inep também anunciou que continuará aplicando alguns procedimentos necessários para emergências na área causada pela pandemia apropriadas ao público saúde.

Anuncios

As inscrições dos participantes e solicitações de serviços especializados devem ser feitas entre os dias 10 e 21 de maio de 2022 (horário brasileiro) pelo site do participante. Os candidatos devem fornecer data de nascimento e CPF.

O resultado dos pedidos de assistência técnica será publicado no dia 7 de junho, dia em que começa o prazo para interposição de recurso (que termina em 12 de junho). O resultado do pedido será divulgado no dia 22 de junho.

Prazo para pagamento Enem 2022

O boleto de R$ 85 deve ser paga até o dia 27 de maio. Os participantes que foram isentos da taxa de inscrição, mas não fizeram o exame para a edição do Enem 2022, devem justificar a falta do sistema de isenção do Enem 2023 caso desejem solicitar uma nova isenção para exames futuros.

Os participantes devem escolher uma das opções as versões do Enem 2022: impressa ou digital. O Inep destacou que os participantes que desejam se inscrever na edição impressa não podem se inscrever na edição digital do Enem 2022, que possui edital próprio.

De acordo com a publicação, uma vez concluída a inscrição, a opção (exame impresso ou digital) não poderá ser alterada.

Aplicação do Enem 2022

A aplicação de exames impressos é feita com base no horário de Brasília. A abertura dos portões é 12h e vai 13h. A prova começa às 13h30. No primeiro dia do Enem, a prova termina às 19h.

Os testes do segundo dia terminam às 18h30. O exame consiste em quatro testes objetivos e uma redação em português. Cada teste objetivo consiste em 45 questões de múltipla escolha.

No primeiro dia do exame haverá provas de línguas, códigos e escrita (língua portuguesa, literatura, língua estrangeira, arte, desporto e tecnologias de informação e comunicação); e Ciências Humanas e suas Tecnologias (História, Geografia, Filosofia e Sociologia).

No segundo dia do exame, serão realizados exames em Ciências Naturais (Química, Física e Biologia) e Matemática e suas Tecnologias. A duração da inscrição é de 5 horas contadas a partir da aprovação do professor da turma para início das provas.

Liberação dos resultados Enem 2022

Os resultados da prova objetiva serão publicados no portal do Inep até o terceiro dia útil após o último dia de aplicação. O participante poderá acessar posteriormente o resultado da prova impressa do Enem 2022 pessoal, digitando o número do CPF e a senha na página do participante.

As inscrições para a prova digital do Enem 2022 são limitadas Conforme público

Obs: Para a prova digital edição, o número de inscrições é limitado e se aplica às localidades autorizadas pelo Ineps nos estados, distritos federais e municípios designados.

Edição digital Enem 2022

Serão disponibilizadas 101.100 inscrições para os primeiros estudantes que optarem pela edição digital. O edital informa ainda que, uma vez finalizada a inscrição, o candidato não poderá alterar esta opção.

O participante deverá comparecer ao local de prova indicado pelo instituto e não poderá realizar a prova em computador particular.

 

 

Veja mais artigos como esse:

You May Also Like