IPVA atrasado: Quais são os riscos do não pagamento e como regular a situação

Com IPVA atrasado, você pode ter o carro confiscado e ser impedido de receber descontos e até financiamento.

Primeiro, vamos entenda um pouco mais sobre o imposto patrimonial sobre veículos automotores.

Anuncios

O imposto é cobrado anualmente sobre veículos: carros; Motocicletas; Caminhões de entrega; Caminhão; Ônibus; micro onibus; Máquinas agrícolas e similares.

Categorias especiais estão isentos do pagamento de IPVA

No entanto, veículos que fazem parte do desenvolvimento do país, estado e outras categorias especiais estão isentos do pagamento de IPVA.

Cálculo de IPVA Para motoristas , que não são isentos da taxa, o IPVA é tributado além do preço do veículo com base na tabela FIPE e representa uma média de 2% a 4% do valor. Por exemplo, se o carro custa R$ 100.000 e a alíquota do IPVA é de 3%, o IPVA do veículo é R$ 3.000 em média.

Anuncios

Nesse sentido, cada estado federal regulamenta o IPVA com regras próprias, desde o prazo até o valor da taxa.

Parcelamento do IPVA atrasado

Além disso, a maioria dos estados permite parcelamento sem juros ou com desconto único. E o IPVA atrasado? O IPVA foi estabelecido em 1985, tornando-se uma jurisdição estadual e local.

Por esta razão, as multas por atraso de pagamento são diferentes em cada região. Mas uma coisa é certa: juros de mora.

Dessa forma, com o tempo, a multa por atraso do IPVA aumentará.

Ao mesmo tempo, não é possível matricular o veículo e obter o documento de matrícula do veículo e o certificado de matrícula (CRLV) se os valores do imposto estiverem em aberto associados, bem como eventuais multas pendentes.

Veículo confiscado

Isso significa que o carro pode ser confiscado pelas autoridades sem a carteira de motorista exigida.

Além disso, com IPVA atrasado, o proprietário pode colocar seu nome no patrimônio do estado, dificultando a obtenção do crédito.

Finalmente, se o carro for apreendido, os impostos e multas devem ser divulgados e as taxas pagas para retirada do carro no Detran.

IPVA atrasado é infração de trânsito? Atraso no pagamento do IPTU não é infração de trânsito e não gera pontos na carteira de motorista. Porém, a demora impossibilita para obter a licença anual do veículo, que é um documento obrigatório para o veículo circular no território estadual.

Emissão do CRLV

Os motoristas que estão atrasados ​​com o documento devem observar o seguinte: Embora o carro por atraso não possa ser apreendido no IPVA, tem prazo para emissão do Certificado Anual de Registro e Licenciamento de Veículos (CRLV).

E para conseguir o CRLV, o IPVA deve ser pago primeiro. Este período varia de acordo com o final da placa.

 

 

 

Veja mais artigos como esse: