MEC publica relatório com 52 ações na educação 

MEC publica relatório com 52 ações na educação
A maior parte dos trabalhos apresentados no relatório ainda está em vigor

Hoje (2) o Ministério da Educação (MEC) publicou o relatório anual da Secretaria de Educação Básica Educação para o ano de 2021. O documento apresenta 52 ações implementadas pelo Ministério para atingir os objetivos dos Planos Nacionais de Educação relacionados à educação básica. Essas intervenções incluem educação infantil, ensino fundamental, ensino superior e educação de jovens e adultos.

MEC publica relatório com 52 ações na educação

O ensino fundamental coberto pelo relatório abrange um universo de 46 milhões de alunos, dos quais 38 milhões são escolas públicas. Existem 178.000 escolas, das quais 137.000 são públicas; e mais de 2,19 milhões de professores. Destes, 1,7 milhão estão na rede pública. Essa entrega [do relatório] traz transparência e prestação de contas ao que temos feito pela educação básica de nossos alunos, disse o ministro Victor Godoy.

Políticas educacionais, uso pedagógico da tecnologia, ampliação das matrículas. Preparação para o novo ensino médio, formação de professores, valorização dos profissionais e apoio por meio de plataformas digitais à gestão da educação são alguns dos temas das iniciativas. Embora o documento abranja o ano de 2021, a maior parte dos trabalhos nele apresentados permanece em vigor, segundo o MEC.

MEC publica relatório com 52 ações na educação

De acordo com Godoy, o ministério vem trabalhando na recomposição de estágios, uma medida para preencher lacunas na aprendizagem dos alunos. Para Godoy, essa questão é uma das prioridades da política do MEC. Nossos dois pilares aqui no comando do MEC são devolver o aprendizado e a tecnologia à educação brasileira, disse. Estamos à beira de nossa grande conquista que será uma política de recomposição do aprendizado e com esta política estamos trazendo esse componente de inovação e tecnologia para a educação brasileira.

Formação de Professores
No lançamento do No relatório, Renato Brito, diretor de formação de professores e valorização dos profissionais da educação básica, destacou que 20 das 52 medidas do relatório dizem respeito à formação de professores.

MEC publica relatório com 52 ações na educação

Educação infantil, assistência escolar, gestão escolar, ensino técnico e ensino médio; Só esses cinco cursos de formação atingiram 590 mil professores de um universo de quase 2,2 milhões de professores no país, disse Brito.

Ele também mencionou que os cursos de formação oferecidos pelo MEC também são abertos a professores da rede privada.

MEC publica relatório com 52 ações na educação

Escolas Cívicas e Militares
O Diretor Político das Escolas Cívicas e Militares, Gilson Oliveira, considerou o projeto das Escolas Cívicas e Militares um sucesso.

Nesse formato, as secretarias estaduais de educação permanecem responsáveis ​​pelos currículos escolares, que são os mesmos das escolas públicas.

MEC publica relatório com 52 ações na educação

Os militares, que podem ser membros da Polícia Militar ou das Forças Armadas, atuam como autoridade fiscalizadora na gestão da educação, no estabelecimento de normas de convivência e na aplicação de medidas disciplinares.

216 escolas foram estabelecido em todos os estados. Oliveira destacou o Paraná com 14 escolas; Rio Grande do Sul, em 13; Pará, com dez; Santa Catarina, às nove; além de Minas Gerais e Tocantins com oito cada.

MEC publica relatório com 52 ações na educação

Segundo Oliveira, esse tipo de escola não visa impor uma cultura militar e é voltado principalmente para locais com maior índice de violência.

Tivemos uma melhoria nas instalações devido à manutenção e zelo demonstrado pelos alunos e apoiados por nossas equipes. É uma iniciativa que não pode ser generalizada mas está a revelar-se uma alternativa viável a um modelo de gestão escolar de excelência para áreas de vulnerabilidade social, disse o Director Ministerial.

 

Veja mais artigos como esse:

You May Also Like