Novo ID digital já pode ser emitido: Siba mais!

Novo ID digital já pode ser emitido; saiba quando trocar e como pedir
O novo modelo de carteira de identidade, também conhecido como RG Digital, já pode ser emitido por brasileiros. No entanto, ainda tem prazo para se tornar obrigatório, visto que a implementação está sendo faseada.

O novo modelo de carteira de identidade, também conhecido como RG Digital, já pode ser emitido por brasileiros. No entanto, ainda tem prazo para se tornar obrigatório, tendo em vista que a implementação será gradual.

Anuncios

Diante disso, muitas dúvidas surgem sobre a publicação e emissão do novo documento. Explicaremos alguns deles a seguir.

Por que trocar o RG pelo digital?

De acordo com as informações, o novo documento foi introduzido para unificar o número de identificação dos cidadãos. Isso porque, até então, cada estado do país tinha autonomia para emitir seus próprios números de identificação.

Portanto, se um cidadão solicitasse a segunda via de seu RG em outro estado, um novo número de registro seria emitido em seu nome. Portanto, a partir do novo modelo, a numeração será única para cada modelo, ou seja, o CPF.

Anuncios

Quando o documento precisa ser trocado?

Os brasileiros não precisam se apressar para trocar o antigo modelo do RG pelo novo. O documento antigo só deve ser trocado pelo novo quando expirar ou quando for emitido pela primeira vez. Em relação ao prazo:

Crianças de 0 a 12 anos – O ID atual ainda é válido por 5 anos;
Pessoas de 12 a 60 anos – O ID atual ainda é válido por 10 anos;<br >Idosos com mais de 60 anos – O cartão atual é válido por tempo indeterminado.

Portanto, o novo documento não será obrigatório para o público até 2032, quando todo adulto terá um prazo de 10 anos para o vencimento. Como faço para obter a nova ID digital?
A emissão da nova ID digital começou em 1º de março. No entanto, os institutos de identificação dos países têm um prazo para se adaptarem ao novo documento. Embora já exista, os estados ainda o estão implementando no sistema.

Novo ID digital
Novo ID digital
FONTE GOOGLE

IMPORTANTE SABER

É importante ressaltar que o novo documento só será emitido para cidadãos que já possuam registro biométrico junto ao tribunal eleitoral ou outros institutos de identificação. Por isso, deve ser solicitado por pessoas cujas impressões digitais tenham sido inseridas no Banco Nacional de Identificação Civil (BDICN).

Primeiro, deve-se instalar o aplicativo DNI (Documento Nacional de Identidade). Ao abrir a plataforma, o cidadão deve preencher um pré-cadastro e informar o CPF; nome completo, filiação, data de nascimento, e-mail e telefone.

Finalmente, você deve solicitar o documento em um ponto de atendimento físico ou virtual disponível. Nesse sentido, o cartão é emitido fisicamente pela Secretaria Estadual de Segurança Pública.

 

Veja mais artigos como esse sobre Novo ID digital:

You May Also Like