Novo RG Digital. Como Emitir o Novo Documento?

Novo RG Digital: Como Emitir o Novo Documento em Maio

Criado para unificar as principais informações de uma pessoa em um único documento, o novo RG digital é uma grande novidade para os cidadãos de todo o país.

Anuncios

Primeiro, o governo federal pretende lançar um aplicativo chamado Documento Nacional de Identificação (DNI) para que os cidadãos possam acessar todas as informações/documentos digitalmente.

Como vai funcionar

Novo RG Digital: Como vai funcionar
Em primeiro lugar, o nova carteira (Novo RG Digital) pode ser autenticada através do código QR, que também funciona offline. Além disso, com a possibilidade de validação eletrônica, o documento é considerado mais seguro e reduz os casos de falsificação por fraudadores e estelionatários.

Outra mudança que está chamando bastante a atenção é que o CPF é considerado o registro principal . Por isso, o número do documento pode ser utilizado nas certidões de nascimento, casamento e óbito, bem como na carteira de trabalho, CNH, entre outras.

Anuncios

Novo RG Digital serve como passaporte para viagens

Além disso, o Novo RG Digital serve como passaporte para viagens aos países do Mercosul. A possibilidade existe através da emissão do código MRZ (Machine Readable Zone), estilo padrão internacional.

Os brasileiros não precisam se apressar em trocar o modelo antigo do Novo RG Digital pelo novo. Resumindo, o documento antigo só deve ser trocado pelo novo se estiver vencido ou se for uma primeira via. Em relação ao prazo:

Crianças de 0 a 12 anos – O ID atual ainda é válido por 5 anos;
Pessoas de 12 a 60 anos – O ID atual ainda é válido por 10 anos;<br >Idosos com mais de 60 anos – A carteira de identidade atual é válida por tempo indeterminado.

Novo documento não será obrigatório para o público até 2032

Com base nesta informação, o novo documento não será obrigatório para o público até 2032, quando todos os adultos com 10 anos expirarem.

Como obter a nova carteira de identidade?
Em primeiro lugar, é importante ressaltar que a emissão da nova carteira de identidade digital começou em 1º de março. No entanto, os institutos de identificação dos países têm um prazo para se adaptarem ao novo documento. Assim, embora já esteja em vigor, os estados federais ainda o estão implementando no sistema.

Por outro lado, cabe destacar que o novo documento só será emitido por cidadãos que já possuam um certidão no ato do registro no tribunal eleitoral ou em outros institutos de identificação.

Quem poderá fazer o pedido

Além disso, o pedido pode ser apresentado por pessoas cujas impressões digitais estejam inscritas na Base Nacional de Identificação Civil (BDICN).

Mas primeiro, o aplicativo DNI (Documento de Identidade Nacional) deve ser instalado. Ao abrir a plataforma, o cidadão deve preencher um pré-cadastro e informar o CPF; nome completo, filiação, data de nascimento, e-mail e telefone.

Finalmente, você deve solicitar o documento em um ponto de atendimento físico ou virtual disponível. Portanto, o Secretário de Estado da Segurança Pública emitirá o cartão.

 

Veja mais artigos como esse Novo RG Digital

You May Also Like