Receita liberará consulta de 1º lote de restituição do IR 2022 na próxima semana.

Receita liberará consulta de 1º lote de restituição do IR 2022 na próxima semana; Veja como você pode consultar

O Internal Revenue Service estava programado para liberar a consulta sobre o primeiro lote de restituições de imposto de renda de 2022 na próxima semana. Se seguir o cronograma habitual, o contribuinte deverá saber uma semana antes de pagar se estará no primeiro lote na terça-feira (24). A assessoria de imprensa da Receita Federal informou que o lote está pendente.

Anuncios

O pagamento do primeiro lote de restituições será feito no dia 31 de maio – vide cronograma de pagamento dos lotes de restituição abaixo – mesmo dia é o prazo do contribuinte para a entrega da Declaração de IRPF 2022 – Ano Base 2021

Informações mais detalhadas

Para verificar se recebe o primeiro lote, o contribuinte deve acessar o site Meu Imposto de Renda e clicar em Consultar Reembolso na lista de serviços. Para a consulta simples, basta acessar este link (clique aqui para verificar seu reembolso) e fornecer o CPF com o ano de declaração (2022) e data de nascimento.

Se desejar informações mais detalhadas, basta acesse o Portal e-cac. Lá você pode ver o status de sua declaração e também determinar se ainda há pendências ou discrepâncias e se sua declaração caiu na rede. No e-Cac ainda é possível corrigir erros encontrados em sua declaração. Para acessar você precisa de CPF, código de acesso (que você mesmo tem que gerar) e senha.

Anuncios

Se o status da declaração mostrar as palavras Reembolso, significa que você só precisa esperar os próximos lotes para saber quando receberá.

Quem receberá o reembolso no primeiro lote?

No primeiro turno, o reembolso é concedido a pessoas com prioridade legal: contribuintes maiores de 60 anos, contribuintes com deficiência física ou mental ou doença grave e pessoas cuja principal fonte de renda seja a docência. Os reembolsos prioritários serão pagos após a data de envio do extrato. Quanto antes for entregue, mais cedo o contribuinte poderá recebê-lo.

O calendário de restituição do imposto de renda de 2022 prevê o pagamento em cinco parcelas de maio a setembro. O segundo lote será pago em 30 de junho; a terceira em 29 de julho; a quarta em 31 de agosto e a última em 30 de setembro.

A novidade da restituição deste ano é que o contribuinte pode receber o dinheiro da restituição através do Pix. Além de pagar pelo Darf, que também pode ser feito via Pix.

Calendário de reembolso de imposto de renda 2022

1. Lote de reembolso – 31 de maio
2. Lote – 30 de junho
3º Lote – 29 de julho
4º Lote – 31 de agosto
5º Lote – 30 de setembro Qual é o prazo para a entrega da declaração e como saber se devo protocolar?
O Ministério da Fazenda Federal estendeu novamente o prazo para os contribuintes apresentarem a declaração de imposto de renda de 2022 – 31 de maio –, mas o calendário da pilha de restituição de imposto de renda de 2022 permanece inalterado.

Receita liberará consulta
Receita liberará consulta
FONTE GOOGLE

Até 31 de maio para entregar o documento

O prazo de liquidação do Lions foi estendido novamente este ano – foi para 29 de abril. Tal como em 2021 e 2020, o prazo para a declaração foi prorrogado devido à pandemia do novo coronavírus.

Agora o contribuinte tem até 31 de maio para entregar o documento e quem não entregar a declaração dentro do prazo poderá receber multa mínima de R$ 165,74, que varia de 1% a 20% do imposto devido para cada mês de atraso.

Tabela de imposto de renda 2022
A tabela que determina quem deve declarar imposto de renda em 2022 permanece inalterada (veja abaixo), sem correção desde 2015. E quem ganha quem no ano em que tiver renda tributável superior a R$ 28.559,70 deve obter renda, deve apresentar a declaração de imposto de renda de 2022.

 

Veja mais artigos como esse sobre Receita liberará consulta:

 

You May Also Like