RG Digital Entenda como funciona.

RG Digital Entenda como funciona.  Um novo modelo de carteira de identidade foi anunciado nesta quarta-feira (23) pelo governo federal.

O documento visa substituir o atual modelo de RG e utilizará o CPF como cadastro único.

Anuncios

RG Digital Entenda como funciona.

Atualmente, cada estado e distrito federal tem um número específico, que será substituído pelo novo modelo, cuja promulgação entrará em vigor em 1º de março.

O novo RG também pode servir como documento de viagem para Países do Mercosul, como será no padrão internacional, com o código MRZ (Machine Readable Zone). Outras áreas ainda precisam fornecer passaporte.

RG Digital Entenda como funciona.

Com tantas mudanças, o TecMundo traz perguntas e respostas para as questões mais importantes que envolvem o novo RG. Confira:

Anuncios

Como funcionará o novo RG

O novo RG tem como principal objetivo a criação de um cadastro único para o cidadão brasileiro. Para isso, ele utiliza o CPF e um código QR para identificação eletrônica, tanto online quanto offline. Portanto, não é mais necessário ter um número de identificação como o RG e outro como o CPF, apenas o segundo é válido.

RG Digital Entenda como funciona.

Como obter o novo RG

De acordo com o governo federal , as secretarias estaduais de segurança dos estados federais e do distrito federal são responsáveis ​​por essa distribuição. Eles devem estar em conformidade com a nova norma até 3 de março de 2023. No entanto, atualmente não há previsão de quando os novos documentos estarão disponíveis no país.

O que faço com minha carteira de identidade atual
A carteira de identidade atual é válida por até 10 anos no país para cidadãos até 60 anos. Para pessoas com mais de 60 anos, a carteira de identidade atual será aceita por tempo indeterminado.
A nova carteira de identidade terá versão digital.

RG Digital Entenda como funciona.

Além de outros documentos, como CPF e CNH, a nova carteira de identidade também terá versão digital. Embora tenha sido confirmado pelo governo federal, não foram dados mais detalhes sobre como será disponibilizado.

Se seguir a tendência de outros aplicativos, o cidadão terá que se cadastrar no site oficial do governo. Lá você precisa validar seus dados para que a versão digital do documento possa ser lançada em seu smartphone.

 

Veja mais artigos como esse:

You May Also Like